segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vou explicar o porquê da marca de água nas fotos.

(já que um anónimo fez questão de criticar)

Iniciei o meu blog há pouco tempo mas sempre fui frequentadora assídua de vários blogs.
Uma coisa que eu já notei é que existem muitos "cromos repetidos" nos blogs de culinária. A mesma foto aparece em vários blogs (sem direitos de autor). Ou seja, muitas pessoas não criam, copiam.
Dou um simples exemplo (o que me fez despertar para a necessidade de colocar marca de água nas minhas fotos):
Quando me lembrei de fazer chispe assado no forno resolvi pesquisar para ver o que outras pessoas já tinham feito. Encontrei receitas em vários blogs mas sempre a mesma fotografia em todos eles. Esta aqui.
Pensei: Não quero as minhas fotos postadas em blogs de outra pessoas sem minha autorização. Ninguém se vai apoderar do meu trabalho!

Sei que as minhas fotografias não têm grande qualidade, que a apresentação dos pratos deixa muito a desejar e que o blog não é um sucesso ao ponto de me plagiarem. Mas é algo meu. Que eu fiz e que não quero que outros se apropriem das fotos e as exponham como sendo suas.

Eu não concordo com a ideia de que quando se publica uma foto na internet ela é de domínio publico. As fotos são minhas e uma das poucas formas que eu tenho de "travar" a divulgação não autorizada é colocar uma marca de água em cada uma delas. É isso ou pedir a alguém que me tire fotos enquanto cozinho para que eu apareça também. Melhor que uma marca de água. Mas por enquanto acho desnecessário.Não sou muito fotogénica e o que interessa aqui é a comida.

Sem comentários: